terça-feira, 3 de junho de 2014

NOSSA SAÚDE DEPENDE EM MUITO DE NOSSOS BONS ÁBITOS !!!

A importância da higiene

Higiene
A higiene é a melhor arma para a manutenção da saúde.
Manter limpos nossos corpos e o ambiente em que vivemos é tarefa individual  e indispensável.
Cada parte do nosso corpo tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica.
O BANHO
O banho diário é indispensável para eliminar as impurezas da pele, como também proporciona um ótimo relaxamento. Use bastante água, sabonete e uma boa esponja. Massageie todo o corpo; isso ajudará a limpeza, removerá as células mortas e ativará a circulação sanguínea, evitando problemas de pele como sarna e micoses. Seque bem todo o corpo.



Lave os cabelos com freqüência, observando suas características. Eles devem ser penteados diariamente e cortados periodicamente; isso ajudará no controle da queda, caspa, piolhos e seborréia.
Ao lavar o rosto, pela manhã, preste atenção se há secreção no canto interno dos olhos removendo-a com bastante água. Não esqueça de limpar as narinas, assoando-as devagar e cuidando para que fiquem desobstruídas. Após lavar as orelhas, cuidado: não use cotonetes em profundidade, você pode se machucar e até romper o tímpano. Seque delicadamente a parte externa.
A BOCA
A higiene da boca é outro aspecto importante. Os dentes devem ser escovados de manhã ao acordar, à noite antes de dormir e após cada refeição. O uso do fio dental também é recomendado. Com estes cuidados você manterá sempre um hálito agradável e um belo sorriso, evitando cáries e inflamações da gengiva. Dentes mal tratados podem afetar todo o organismo.
O SUOR
A sudorese é um problema desagradável, por isso tenha bastante cuidado com suas axilas. Lave-as bem, seque-as e faça uso de desodorante. Se o odor permanecer peça orientação médica.
AS MÃOS
As mãos, por estarem em contato com vários objetos, acabam acumulando muitos germes, por isso elas devem ser bem lavadas antes e depois de irmos ao banheiro, antes das refeições, sempre que pegarmos objetos sujos, ao chegarmos em casa ou no trabalho, antes de lidarmos com crianças, antes de manipularmos algum alimento. Isso evitará a propagação de inúmeras doenças.
O UMBIGO
O umbigo é um orifício que deve ser cuidadosamente higienizado, pois poderá exalar mau odor. Lavar bem com água e sabonete e secar cuidadosamente.
A HIGIENE ÍNTIMA
A higiene íntima é uma das mais importantes na prevenção e combate às doenças. Tanto o homem como a mulher devem ter especial atenção com esta área do corpo.
Os órgãos genitais devem ser bem lavador, com sabonete e bastante água, pelo menos uma vez ao dia, durante o banho e após as relações sexuais.
A mulher deve dar ainda mais atenção a este aspecto pois seus órgãos genitais, por serem internos, são mais facilmente contaminados. Não é
indicado o uso de ducha vaginal, pois provoca alterações na flora, cuja função é evitar a instalação de inflamações oportunistas, como os corrimentos. Na presença de alguma secreção de coloração ou cheiro diferente do habitual, procure orientação médica. No período menstrual devem ser duplicados os cuidados.
Recomenda-se não só a higiene local, como o uso de absorventes íntimos descartáveis, que devem ser trocados várias vezes ao dia. Após o uso os absorventes devem ser embrulhados com cuidado e depositados no lixo. São recomendadas calcinhas claras e de algodão, que permitem melhor ventilação evitando alergias e irritações produzidas por outros materiais.
Os homens devem evitar cuecas apertadas. Recomenda-se as feitas de algodão.
Após o uso de camisinha, nas relações sexuais, ela deverá ser embrulhada e depositada no lixo. Nunca deverá ser reutilizada nem depositada no vaso sanitário.
A higiene do ânus, após cada evacuação, deve, preferencialmente, ser feita com uso de ducha, sabonete e toalha. Caso não seja possível recomenda-se o uso de papel higiênico, no sentido de frente para trás, pois evitará o contato das fezes com o aparelho urinário, prevenindo as infecções.
Após a utilização do papel, colocá-lo na lixeira ou no vaso sanitário. É importante lembrar de secar bem o pênis ou a vagina, após cada vez que urinar. Para isso pode ser utilizado papel higiênico.
É fundamental dar descarga no vaso sanitário a cada vez que ele é utilizado.
Evite o uso de assento de vasos sanitários em locais públicos, mas, se não for possível, forre com papel higiênico antes de usá-lo e cuide para que as secreções sejam depositadas em seu interior, nunca na tampa ou no chão.
OS PÉS E MÃOS
Não basta lavar bem os pés, é necessário secá-los, principalmente entre os dedos. Assim evita-se frieiras, micoses e mau odor.
As unhas dos pés e das mãos devem ser cortadas e limpas com freqüência, para combater o aumento e a transmissão de germes, evitando verminoses, contaminações e várias doenças. Evite andar descalço.
HÁBITOS GERAIS
Existem alguns hábitos de higiene que devem ser divulgados e preservados para a boa convivência. É o caso de, ao tossir ou espirrar, proteger a boca com as costas da mão, para evitar que os germes espelidos atinham outras pessoas ao redor. Na ocorrência de gripes ou resfriados é indicado o uso de lenços descartáveis.
A ALIMENTAÇÃO
Qualquer alimento requer cuidados especiais de higiene:
• Lave as mãos antes de manipulá-los;
• Proteja os alimentos de moscas e baratas;
• Lave bem as frutas, verduras e legumes;
• Filtre ou ferva e cubra a água para uso doméstico;
• Cozinhe bem os alimentos.
Os utensílios da cozinha também devem ser muito bem limpos, pois eles estarão em contato direto com os alimentos. Em bares e lanchonetes, dê preferência aos utensílios descartáveis ou bem lavados, para evitar a propagação de doenças como a hepatite.
AMBIENTES E LOCAIS PÚBLICOS
Procure conservar sua casa e ambiente de trabalho arrumados e limpos, principalmente a cozinha e o banheiro.
Utilize saco plástico para o lixo mantendo-o em recipiente fechado, não esquecendo de amará-lo bem quando for descartado. Isso evitará a propagação de germes e insetos.
Não jogue papel ou objetos no chão, procure sempre uma lixeira para depositá-los.
Quando for a locais públicos como praças, praias e bosques, leve um saco para colocar seu lixo. Depois deposite-o em uma lixeira. Não pixe os muros, calçadas, ,bancos ou monumentos públicos.
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Os animais de estimação, se não forem devidamente tratados, podem ser agentes transmissores de doenças. Mantenha os seguintes cuidados:
• Local separado e limpo para habitarem;
• Manutenção da higiene;
• Vacinação;
• Recolha sempre as fezes e lave o local onde o animal urinou;
• Evite seu contato direto com crianças.
Pêlos, pulgas, piolhos e secreções podem provocar alergias e transmitir moléstias graves. Ao levá-lo para passear, tenha sempre à mão jornal para recolher as fezes.
RESUMO DOS HÁBITOS DE HIGIENE
• Tome banho diário
• Escove os dentes ao acordar, deitar e após as refeições
• Lave as frutas, legumes e verduras antes de consumi-las
• Não jogue lixo no chão
• Só beba água filtrada
• Corte e limpe as unhas
• Mantenha a higiene íntima
• Lave sempre bem as mãos
• Conserve limpos os locais públicos
• Evite andar descalço
Autor: www.portalnatural.com.br
Clínica Adventista Vida Natural
www.vidanatural.org.br
(11)9 9933-6192

ADICIONAR COMENTÁRIO

 
 
1000 caracteres

 

2 comentários: