quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

a alimentação saudável de nossos filhos é responsabilidade de cada um de no´s

Rede Brasil grava reportagem sobre lanche saudável na Escola Adventista de Vitória


Publicado por Rebbeca Ricarte da APE em 04/09/2013



 


     Nesta quarta-feira, 4 de setembro, a afiliada da Rede Brasil em Pernambuco (TV Vitória), gravou uma reportagem especial sobre alimentação infantil na Escola Adventista da Vitória, no interior do estado. A alimentação vegetariana, com inclusão de frutas, legumes e verduras nos lanches, foi o destaque da matéria, que vai ao ar na próxima segunda-feira, 9, as 19h, para todo o Agreste do estado. A reportagem foi motivada por um projeto de lei que tramita na câmara federal, já aprovado pelo Senado, que deve proibir a venda de alimentos ricos em sal, gorduras saturadas, trans e de baixo teor nutricional, como salgadinhos, frituras e refrigerantes.

     Na Escola Adventista da Vitória, assim em como toda a Rede Adventista de Ensino da Região, a alimentação é balanceada. Uma cantina vegetariana oferece aos alunos, todos os dias, alimentos integrais, como tortas de legumes, sanduíches naturais e quitutes da região, como o cuscuz e o arroz temperado, mas nada leva carne ou química. “A comida daqui é sempre fresquinha. Os assados levam legumes cozidos. Os sanduíches frios levam verduras. E tudo que teria carne, como hambúrguer e strogonnof, por exemplo, é substituído por soja e glúten”, conta a cozinheira da escola, Maria dos Ramos Lira. Frutas também ganham espaço na cantina, que vende maças, uva, porções de mamão e salada de frutas todos os dias.

     E é justamente dos doces que a aluna Millena Ramos, 9, mais gosta. A estudante troca os biscoitos pelas opções que encontra na escola. “Eu adora a salada de frutas daqui. Mas também como maçã e tomo suco de maracujá, que é uma delícia”, conta a menina.  João Eduardo, 10, aluno do 5º ano, mostra que aprendeu a lição de ‘geração saúde’ direitinho: “Eu gosto de todo tipo de fruto e verdura. Se não cuidamos do nosso corpo, não tem como sermos saudável”, conta o garoto.  

Preocupação com a alimentação fora da escola

     E se a Escola Adventista de Vitória se preocupa com os alimentos que os alunos consomem dentro da escola, o cuidado não para por aí. Segundo a gestora da instituição, Maria Henrique Pereira, além de orientar os filhos, a coordenação da escola tem percebido a necessidade de alertar os pais quanto a alimentação das crianças de um modo geral. “A proibição de alimentos nocivos à saúde é restrita à venda nas escolas, mas as crianças podem trazer esses alimentos de casa, e nós não podemos proibir isso. Por isso, esse semestre vamos realizar workshops de alimentação saudável com os pais. Vamos apresentar os benefícios das frutas, verduras e cereais na dieta de uma criança, e como os pais podem fazer até uma dessas receitinhas que fazem sucesso na nossa cantina, em casa!”. 

Mais fotos desta noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário