terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SUA SAÚDE MERECE ATENÇÃO..

Os exercícios físicos melhoram sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM)

A síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) é definida como sendo um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem periodicamente nos dias que antecedem a menstruação. Tipicamente, estes sintomas duram de dois a dez dias antes da menstruação, geralmente desaparecem com a chegada do fluxo menstrual. A STPM afeta de forma significativa o desempenho, a vida psicossocial e, particularmente, o relacionamento das mulheres com as outras pessoas. A síndrome acomete 85% das mulheres em idade fértil.
A variação na função das atividades hormonais pode causar modificações severas no organismo e no comportamento da mulher. A maioria das alterações no organismo resulta da ação do estrógeno, um dos hormônios fundamentais da mulher. As quedas nas taxas de estrógeno associadas à elevação nos níveis de progesterona podem ter efeito depressivo no sistema nervoso central e são os principais fatores que desencadeiam as oscilações de humor antes da menstruação.
A relação entre a seratonina e o estrógeno contribui para os desconfortos femininos durante este período. A serotonina é uma das substâncias químicas do cérebro que fazem a comunicação entre os neurônios. A queda dos níveis dessa substância está associada às alterações de humor, libido, entre outros fenômenos comportamentais. O que provoca a baixa de serotonina no organismo pode ser a queda do nível de estrógeno.
O aumento da produção dos hormônios prolactina e aldosterona (antidiurético) provoca o chamado edema, um inchaço típico do período pré-menstrual que faz com que algumas mulheres ganhem até 1,5kg.
Por se tratar de uma síndrome complexa, existem múltiplos tratamentos medicamentosos (hormônios, drogas antidepressivas, anti-inflamatórios, diuréticos) e não medicamentosos (dieta especial, psicoterapia e exercícios físicos).
Ao realizarmos exercícios físicos, liberamos substâncias chamadas endorfinas, calmantes naturais produzidos no cérebro, responsáveis por uma sensação de bem estar, tanto em atividades cardiovasculares (natação, caminhadas, ciclismo, danças, corridas) e como também exercícios de resistência. Assim, os exercícios físicos regulares tendem a favorecer melhorias na qualidade de vida.
Sergio Rudrigo.
Consultor LM Fitness
Exercícios físicos melhoram sintomas de TPM
Exercícios físicos melhoram sintomas de TPM

Saia já do sedentarismo: Mova-se!

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Mas, na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva.
Uma pessoa que faz atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário.
Acabe já com o sedentarismo e se movimente mais praticando atividades esportivas como caminhada, corrida, pedalada, natação. Faça ginástica e exercícios com o peso do próprio corpo. Esta é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e é importante para melhorar a qualidade de vida.
Há ainda outras formas para combater o sedentarismo: dançar, subir escadas, lavar o carro, passear com o seu cão de estimação. A ordem é não ficar parado!
O sedentarismo é responsável por muitas doenças que surgem no longo prazo. São maus hábitos decorrentes do conforto da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que, demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim, o consumo energético de seu corpo.
Uma vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física, entram em um processo de regressão funcional, caracterizando no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia a das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
Sergio Rudrigo
Consultor LM Fitness
Caminhar com seu cachorro já ajuda a driblar o sedentarismo
Caminhar com seu cachorro já ajuda a driblar o sedentarismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário