quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DICAS PARA VOCÊ VIVER MAIS E MELHOR

11 hábitos para ter longevidade

Cris Viana | 1:57 PM |

Pequenas mudanças no dia a dia são capazes de aumentar a expectativa de vida. Conheça as atitudes que devem ser incluídas na sua rotina e comece a se preparar para viver muito mais.
Mas nunca se esqueça que alimentação correta, exercícios físicos e controles médicos são essenciais para uma vida longa e saudável.

1-Deixe o carro em casa
Que tal fazer deslocamentos próximos com a bicicleta ou a pé? Experimente, sempre que for possível, para ir a locais próximos e seguros. “Assim, o coração e a circulação sanguínea trabalham melhor e aumenta a eficiência de todo aparelho cardiovascular”, explica o preparador físico Nuno Cobra. Estimular o bom funcionamento desse sistema corta as chances de surgimento de temidas doenças como infarto e hipertensão, algumas das maiores causas de morte entre adultos.

2-Cuide do intestino
É comum ver as pessoas descuidarem dessa parte do organismo. Mas apresentar alterações como desconfortos abdominais, intestino preso ou solto demais pode indicar um estado de disbiose intestinal (doença que ocorre pelo desequilíbrio das bactérias da flora intestinal). O problema indica que o órgão não está em sua melhor forma. “Os nutrientes não estão sendo bem absorvidos e deixam o organismo mais suscetível à entrada de toxinas”, esclarece a nutricionista Bárbara Sanches. Não absorver o que o metabolismo precisa significa deixar o corpo à mercê de doenças como anemia, o que, a longo prazo, pode diminuir alguns anos de vida. O consumo de frutas, verduras e legumes podem ajudá-lo a manter o intestino funcionando corretamente.

3-Relaxe
Maria Lúcia Rossi, psicóloga do Centro psicológico de Controle do estress aponta que as pessoas costumam exagerar na maneira como vêem determinadas situações. Aí entra em cena o estresse, que está ligado à hipertensão arterial e às doenças do coração. “Não é o fato em si que causa aborrecimento, mas a maneira como ele é interpretado por cada indivíduo. Um exemplo: ao se deparar com um cachorro, uma pessoa pode pensar que ele vai morder e a outra, que o animal quer brincar. A situação é a mesma, o que muda é o modo de pensar e se comportar diante dela”, explica. Além não levar a vida tão a ferro e fogo, faça uma coisa de cada vez: pare alguns instantes quando não conseguir resolver algum problema e tenha hobbies. Tudo isso garante mais relaxamento e menos nervoso.

4-Atenção à postura
Não permanecer com a coluna torta quando ainda se é jovem aumenta as chances de se privar de problemas lombares durante o envelhecimento. Adquirindo esse hábito, a pessoa terá a coluna mais sadia, o que pode melhorar a sua qualidade de vida evitar as costumeiras dores nas costas dos idosos.
Nuno Cobra dá a dica de como se policiar ainda na juventude. “Quando se sentar, encoste até o final do apoio da cadeira, desde a coluna lombar até o final da dorsal. Essa atitude deixa as costas eretas e previne futuros problemas, se cultivada diariamente”.

5-Hidrate-se
Quando bem hidratado o corpo consegue manter uma circulação mais eficiente. É por meio dar circulação que os nutrientes são distribuídos para todas as células do organismo. Portanto, para não faltar nutriente em nenhuma parte do corpo, ingerir líquido é crucial. A quantia varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, são indicados dois litros por dia.

6-Consuma alimentos antioxidantes
Melão, maçã, goiaba, laranja, limão e acerola são frutas ricas em vitamina C, potente antioxidante e necessária para formação de colágeno da pele. Já os alimentos que possuem os flavonóides são responsáveis por prevenir a ação danosa dos radicais livres. Esses compostos estão presentes em frutas, verduras, legumes, chocolate amargo, suco de uva e açaí. “As frutas vermelhas são riquíssimas em antocianinas, que atuam para a integridade celular. Possuem ação anti-inflamatória e fibras que estão relacionadas com menor incidência de diversas doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares”, esclarece a nutricionista Bárbara.

7-Não fume
É unanimidade entre os especialistas que o cigarro pode diminuir consideravelmente os anos de vida. Cientistas do governo dos EUA divulgaram um estudo que comprova a opinião de todos. Eles acompanharam mais de 6 mil pessoas durante 15 anos que, no início do experimento, eram saudáveis. Divididos em dois grupos, um deles obteve apoio para deixar o cigarro, enquanto o outro contava apenas coma força de vontade. Entre os que abandonaram de vez o vício, o número de mortes em decorrência de doenças cardíacas caiu 30% e de câncer d pulmão, 50%. Para os autores da pesquisa, isso leva a crer que para fumar diminui a incidência de doenças que são as principais causas de morte no mundo e , assim, a expectativa de vida tende a aumentar.

8-Não fique muito tempo em pé
Permanece nessa posição por muitas horas debilita o coração com o passar do tempo. “Mesmo estando em pé, é necessário sempre manter-se em movimento porque a circulação venosa fica prejudicada com o corpo em posição estática”, explica preparador físico Nuno Cobra. Não bancar a estátua favorece a circulação sanguínea porque os músculos acionados ajudam o sangue a voltar para o coração e evita futuras formações de varizes.

9-Valorize bem o sono
Ao contrário do que diz crendice popular, quem dorme muito pode viver muito. A falta de sono adequada esta associada a diversas doenças, como diabetes tipo2 (quando o corpo não entra em sono profundo não reconhece os níveis normais de insulina e aumenta a carga de açúcar no sangue) e obesidade. Essa última é ainda responsável por desencadear problemas cardiovasculares, os maiores vilões de uma vida longa e saudável.

10- Seja organizado
A Universidade da Califórnia, nos EUA, constatou: quem é organizado vive mais, já que os indivíduos disciplinados costumam levar uma vida mais regrada e estável, com poucas ocorrências de estresse. Também foi comprovado que pessoas organizadas são mais felizes e consomem menos drogas e álcool. Outras características que garantem mais anos de vida são: confiança, determinação e competência.

11- Confiança em Deus
A fé tem uma participação importante na saúde. Ela evita estresse, ansiedade e muitas preocupações e sem falar que a ciência descobriu como ela age no córtex cerebral para regeneração. Tenha fé em Deus e viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário