quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

TUDO COMEÇA PELO QUE COMEMOS

Alimentação Balanceada

Alimentação Balanceada

Pesquisadores de Harvard propõem nova pirâmide alimentar
RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Há mais de uma década, em 1992, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) criou uma pirâmide alimentar, batizada de "Food Guide Pyramid", cuja missão era servir como um guia de fácil consulta sobre alimentação saudável para a população. As idéias contidas nesse ícone, que já eram ensinadas nas escolas, inclusive no Brasil, disseminaram-se ainda mais. A Harvard School of Public Health, um dos maiores centros de estudos sobre saúde pública dos Estados Unidos, diz, no entanto, que as informações contidas nela estão ultrapassadas.

Imagem: 1

Antiga pirâmide alimentar concebida pelo USDA tinha por objetivo transmitir a mensagem "gordura é ruim" e seu corolário "carboidratos são bons". Tais afirmações estão sendo questionadas
Estudos recentes derrubaram, segundo os pesquisadores, suas principais premissas: a) que todas as gorduras devem ser consumidas moderadamente; b) que todos os carboidratos são bons; c) que as proteínas podem ser obtidas na mesma proporção na carne vermelha, nas aves, nos peixes e nos ovos; d) que os laticínios devem ser consumidos de duas a três vezes por dia para a obtenção de cálcio.

Para atualizá-las, os especialistas de Harvard construíram uma nova pirâmide, que foi chamada de "Healthy Eating Pyramid". Um deles, o médico Walter Willett, descreve a situação no livro "Eat, Drink and Be Healthy" (Harvard Medical School e Simon & Schuster). Na prática, a nova pirâmide sugerida por Harvard inverte a do USDA. O que estava na base em 1992 (massas, pães, arroz branco e batatas) passou ao topo, e algumas gorduras (óleos), que estavam na extremidade, desceram para a base.
São dois os principais motivos da inversão, segundo os estudiosos: os óleos vegetais, inclusive o de oliva (azeite), nozes de diversos tipos, sementes e grãos integrais são ricos em "gorduras boas" (monoinsaturadas e poliinsaturadas), que exercem efeito protetor contra certas doenças. Devem, por isso, ser consumidos no lugar das gorduras saturadas (presentes em maior quantidade em alimentos de origem animal e relacionadas ao aumento do nível do colesterol "ruim" no sangue) e das chamadas gorduras "trans" ou hidrogenadas. "É perfeitamente aceitável consumir mais do que 30% das calorias diárias por meio das gorduras, contanto que a maior parte delas seja insaturada [monoinsaturada e poliinsaturada]", afirma Willett no livro.
O segundo motivo é o fato de que os carboidratos simples, encontrados em alimentos refinados, são rapidamente digeridos e absorvidos pelo organismo, o que aumenta os níveis de açúcar e de insulina no sangue, favorecendo também a elevação do nível de triglicérides e a queda da taxa do colesterol "bom", o HDL, além de ter como resultado o reaparecimento da fome em menos tempo.
A longo prazo, esse quadro favoreceria o desenvolvimento de diabetes e de doenças cardiovasculares, além de promover ganho de peso em quem tiver essa tendência. O ideal, segundo recomenda a pirâmide criada pelos médicos de Harvard, é manter os alimentos integrais ou feitos a partir de grãos integrais (arroz, pães, massas) na base, ou seja, consumi-los com maior freqüência, já que eles são digeridos mais lentamente, mantendo o organismo saciado por mais tempo. Os refinados devem ser banidos para o topo (comer esparsamente), juntamente com os doces.

Nova pirâmide alimentar: os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menos quantidade estão no topo da pirâmide.

Imagem: 2

- O Guia da Pirâmide Alimentar do USDA, publicado em 1992, recomendava às pessoas que evitassem gorduras, mas que comessem bastante alimentos ricos em carboidratos, como pão, cereais em flocos, arroz e massas. O objetivo era reduzir o consumo total de gordura saturada, que eleva os níveis do colesterol.
- Alguns pesquisadores descobriram que o consumo elevado de carboidratos refinados, como o pão branco e o arroz branco pode desequilibrar gravemente os níveis de glicose e insulina do corpo. Substituir esses carboidratos por gorduras saudáveis - mono ou poli-insaturadas - reduz, na verdade, o risco de ter uma doença cardíaca.
- Agora os nutricionistas estão propondo uma nova pirâmide alimentar que incentiva o consumo de gorduras saudáveis e cereais integrais e recomenda que se evitem os carboidratos refinados, a manteiga e a carne vermelha.
- Leitura complementar:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/bases_da_piramide_alimentar.html

Responda:
- Quais os princípios da dieta baseada no modelo da pirâmide alimentar?
- Qual o papel dos exercícios físicos na nova pirâmide alimentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário