terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CAFEINA CAUSAS E EFEITOS

 
Voltar
*ASSUNTO: Os males da cafeína

*PERGUNTAPor que os adventistas não bebem café? – A.
 
*RESPOSTA
Dois estudos recentes confirmaram o que já se sabia há muito tempo: cafeína faz mal à saúde. Uma simples xícara de café pode causar ou aumentar o endurecimento das paredes arteriais. Pesquisadores da Escola Médica de Atenas, na Grécia, estudaram os efeitos da cafeína em um grupo de pessoas com pressão sangüínea normal, e em um grupo com hipertensão suave, ou pressão sangüínea elevada.
As descobertas foram mostradas no mês passado (maio/2002). Os pesquisadores também disseram que o equivalente a duas ou três xícaras de café aumenta temporariamente a pressão sangüínea no grupo com hipertensão e também aumenta o endurecimento da aorta – a principal artéria que sai do coração.
Segundo o pesquisador chefe, Dr. Charalambos Vlacjopoulos, embora haja a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada para entender os efeitos a longo prazo desse endurecimento arterial, essa carga extra para o coração é algo que as pessoas com alta pressão sangüínea devem evitar.
Segundo o diretor de ministérios da saúde da Igreja Adventista na América do Norte, DeWitt Williams, essas descobertas não são nenhuma surpresa. “A quantidade do uso de café na sociedade de hoje tem iludido muitas pessoas a pensar que a cafeína não é perigosa. Mas há um número de problemas de saúde adversos que por muito tempo foram associados ao uso da cafeína, como o aumento dos batimentos cardíacos; a diminuição do sangue no fígado; aumento do colesterol; e a interferência na absorção de minerais importantes, como o ferro. Um miligrama de cálcio é perdido a cada 10 miligramas de cafeína consumida, e uma xícara de café forte tem 103 miligramas de cafeína”, explica Williams. E a cafeína não está associada somente com problemas de coração, também tem conexão com câncer de bexiga.
Por mais de 100 anos a Igreja Adventista do Sétimo Dia recomenda que se evite a cafeína e outras drogas não-medicinais como parte de um estilo de vida balanceado e saudável, que inclui boa nutrição e exercício, como também a atenção a aspectos sociais e espirituais da vida. Afinal, Deus deseja que tenhamos saúde física, mental e espiritual (veja III João 2).

Respondido por: MICHELSON BORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário