quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A OBESIDADE É UM DOS FATORES CAUSADOS PELO SEDENTARISMO

Edição do dia 17/03/2013
17/03/2013 22h33 - Atualizado em 17/03/2013 22h33

Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil

Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de 5 a 9 anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. Hoje número é proporcionalmente igual ao dos EUA.

Um dado preocupante: o número de crianças acima do peso no Brasil já é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos, o país com a maior população obesa do planeta.
Mas o que esperar se nossos meninos e meninas não sabem o que estão comendo e nem conhecem os alimentos que deveriam estar na mesa? Clique aqui para calcular o IMC do seu filho e ter dicas de lanches saudáveis.
As crianças têm um desafio aparentemente simples: identificar, na feira, frutas, verduras e legumes de uma lista de compras. Alimentos que fazem parte de uma dieta saudável e que a maioria dos garotos evita a todo custo.
“Eu não sou muito fã de verdura não”, confessa a menina Júlia, de 12 anos.
Uma em cada três crianças está acima do peso. Há menos de 25 anos não era assim. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de cinco a nove anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. A quantidade de crianças acima do peso mais que dobrou nas últimas duas décadas.
Hoje esse número é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos. Lá, 33% da população infantil está acima do peso.
Para tentar brecar esta epidemia, o Ministério da Saúde lançou esta semana uma campanha em 30 mil escolas públicas. Os alunos foram pesados e orientados sobre os riscos de uma má alimentação.
A cineasta Estela Renner conhece bem o problema. Durante dois anos e meio, ela viajou por todo o país para gravar o documentário ‘Muito além do peso’. O filme mostra o quanto de gordura e de açúcar existe em refrigerante, biscoito e suco de caixinha.
“Eu falei: vamos fazer uma experiência visual com eles, porque parece que as crianças aprendem mais e os pais também”, explica.
O Fantástico também fez o teste. A experiência mostra que realmente eles não conhecem direito o que estão botando na boca. Mas será que ao menos sabem o que deveriam comer?
“As crianças realmente não sabem mais o que é um mamão papaia, o que é uma pêra, um kiwi. Elas sabem todas as marcas de todas as comidas industrializadas, mas elas não reconhecem mais as frutas”, afirma Estela.
“É importantíssimo que, desde o final do aleitamento materno exclusivo, a criança seja apresentada a maior variedade possível de alimentos” orienta a nutricionista Elisabetta Recine.
Segundo a nutricionista, os alimentos devem ser oferecidos de forma divertida: “Alimentação saudável tem que ser um presente e não uma punição. É importante que a família estimule a criança a preparar o seu próprio prato e que isso seja uma brincadeira, que ela coloque no prato diferentes alimentos, com diferentes cores, às vezes até com formatos diferentes. Não dá para pensar que a criança vai ter uma alimentação saudável se a família e os pais não têm uma alimentação saudável, eles são o primeiro exemplo”, destaca.
Essas são dicas para que seu filho não entre no grupo de crianças com diabetes, pressão alta, problemas ortopédicos e até psicológicos.
“Essa geração de agora é uma geração que gente prevê que, se não for feito nada nesse momento, daqui a 20 anos, é uma geração doente”, avalia uma médica.
Ana Maria de Carvalho tem que correr contra o tempo. A filha de 10 anos já é paciente de um ambulatório público de obesidade infantil, no Rio de Janeiro. Nos exames, ela apresenta altas taxas de açúcar e gordura no sangue. 
"Eu tenho medo da hereditariedade, porque eu tenho na família do meu lado, meu pai é diabético e na família do pai dela tem problema com pressão", diz a mãe de Juliane.

Um comentário:

  1. OS HÁBITOS DE NOSSOS JOVENS HOJE EM DIA SÃO DEPRIMENTE, ELES PASSAM HORAS NO VIDEOGAME E DEIXARAM DE SE EXERCITAREM....

    ResponderExcluir